Bem-vinda a São Paulo

Quando vi esse post no ressuscitado blog do meu caro João Fellet, me surpreendi um pouco com o seu ponto de vista de recém-chegado à cidade. Depois de ver as fotos de São Paulo postadas por ele e classificadas com a tag feiúra, tive uma reação imediata ao que eu chamaria de “pessimismo visual” que encontrei ali. As tais fotos, apesar de coloridas, mostram uma São Paulo cinza demais.

Então eu resolvi responder aqui com algumas fotos coloridas, apesar de cinzas.

Paulista

Anhangabaú

Anhangabaú

Luz

Praça Panamericana

Ladeira Porto Geral

Me fez pensar.

Acho importante a visão do João. É um jeito de chamar a atenção para o descuido e abandono do espaço público, para essa displicência que nos envolve de um modo tão rotineiro a um ponto em que não só deixamos de perceber sua existência, como também chegamos a praticá-la impensadamente.

Mas eu (me chamem de romântica ou ingênua) gosto de pensar que um olhar mais otimista pode ajudar tanto quanto a “denúncia”. Acho que constatar e valorizar a beleza que existe em muitos lugares de São Paulo é um ótimo começo e um grande incentivo para querer melhorar a cidade e transformá-la num lugar mais bonito e prazeroso de se viver.

Anúncios

Tags: , ,

2 Respostas to “Bem-vinda a São Paulo”

  1. João Fellet Says:

    são paulo tem mesmo um lado colorido, lissa. gostei muito das suas fotos!
    é que no dia em que fotografei aquelas no meu blog, tinha acabado de passar pela rua Helvetia, cracolândia, e ver uma multidão de viciados se destruir à luz do dia, na frente de todos. aquela cena deixou o meu dia cinza, e aí já viu.
    mas olha: tenho fotos e fotos de uma são paulo bonita, bacana e descolada, como a sua. e vou postá-las lá assim que as revelar — pra fotografar coisas bonitas, uso a minha câmera de filme. ; )
    bjs

  2. Paulo Says:

    Adorei as fotos! Realmente cores e poesia são relativos, e essa cidade tem mesmo essa força de desencantar e encantar no mesmo espaço…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: